Solidão

Posted: 9 de Novembro de 2009 by nambp in Opiniões
Etiquetas:, , ,

Segundo o dicionário, Solidão significa:

Sentimento no qual uma pessoa sente uma profunda sensação de vazio e isolamento. A solidão é mais do que o sentimento de querer uma companhia ou querer realizar alguma actividade com outra pessoa. Alguém que se sente solitário pode sentir dificuldades em estabelecer contanto com outras pessoas.

Mas será que é só isto?

Será que não podemos nos sentir sós estando rodeados de amigos que gostamos?

Solidão de não ter ninguém com quem desabafar. Alguém que não te julgue e que saiba o que sentes com cada palavra que dizes. Alguém que no final de desabafares e de precisares de uma palavra amiga não te diz “o que tenho a ver com isso” ou “ o tempo cura tudo”. Mas não é isso que precisas? Precisas de alguém que te compreenda, de alguém que até pode não te dizer nada mas que te abre os braços para te dar um abraço com carinho para te reconfortar e para que possas chorar se for preciso.

Por isso podes estar rodeado por centenas de pessoas e sentires solidão por não teres esse amigo especial ao teu lado.

Também se pode ter a sensação de solidão quando sentimos falta da outra metade do nosso coração. Dessa pessoa especial a que chamamos “amor”. Podemos estar no trabalho ou a rir com amigos mas sentimos que falta algo e a dor no nosso peito não pára. E ainda piora quando não estamos com a cabeça ocupada.

Também podemos ter, o que se pode chamar de, solidão familiar. O que é isso? É quando não temos uma família normal que nos apoia e nos ama, mas sim o contrário. E por muito que os nosso amigos nos apoiem e estejam sempre lá essa dor ou sensação não passa.

Mas nem sempre solidão é má. Muitas vezes a nossa sociedade pode rotular de pessoas solitárias aqueles que por vezes gostam de estar sozinhos a um canto a “pensar na vida”. A pensar nos seus problemas, nas suas alegrias ou simplesmente a desfrua de um momento a sós consigo próprio. E penso que se muita gente fizesse isso pelo menos uma vez por mês seriam mais felizes. Irem para um lugar que lhes agrade e simplesmente desfrutarem do sítio. Libertarem-se de tudo ou arranjarem soluções para os seus problemas. Ler um bom livro, ouvir uma música, escrever o que lhe apetecer. Simplesmente ser simples e nós próprios. Numa sociedade onde temos que estar constantemente a pensar e agir como os outros querem, porque não tirar um tempo para ser “solitário” e fazer o que nós queremos?

A solidão também pode afectar os idosos. Quando a família os deixa num lar ou então o seu parceiro de uma vida falece, a solidão pode afecta-los.

Quando a família os coloca num lar, a solidão pode se manifestar por causa de os idosos ficarem lá “abandonados”, isto é, eles serem colocados lá e nunca mais os irem visitar ou então não terem tempo para irem ao lar ver os seu entes queridos. A maior parte desses idosos sente falta da sua antiga casa e da sua rotina habitual como por exemplo estar á janela a conversar com os vizinhos ou dar de comer ao gato.

Mas aqui se abre outra questão. Quando é que se deve colocar um idoso num lar? Mas isso é melhor deixar para outro post pois é um tema longo e que pode gerar varias opiniões.

Quanto à parte do falecimento do parceiro de uma vida, isso é uma questão óbvia. Ao perder aquela pessoa com quem conviveram vários anos seguidos, vão se sentir sós e com falta de companhia. Muitos conseguem superar isso, dependendo da idade, indo a convívios, passeios, bailes, etc.

A solidão não escolhe idade, sexo, estrato social, nem raça. A solidão afecta a todos especialmente na era que corre onde existe muito stress e tudo é feito electronicamente e á distancia. Onde as relações interpessoais já não existem e onde se anda sempre a correr.solidão

Anúncios
Comentários
  1. filipal diz:

    A Solidão é na verdade um estado de espírito, nada mais…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s