A dança da comunicação

Posted: 16 de Maio de 2009 by Dê Cê ÉL in Crónicas, excertos.

                                                                                                                                              

       Comunicar é vida, é emoção, é respirar e fluir intenções. Seja de que forma for, verbal ou não, através de sons, de posturas ou de gestos, a comunicação é fonte de significados.

Saber expressar-se correctamente é uma virtude. Quando se comunica verbalmente com alguém, devemo-nos expressar pausadamente e com firmeza na voz, esta não deve ser em tom alto – poderei assustar e incomodar alguém – nem demasiado baixo, pois corro o risco de não ser ouvido ou de ser mal interpretado nas ideias que tenciono transmitir.

Devemos comunicar sem hesitações, independentemente de estarmos correctos e convictos das nossas afirmações e pontos de vista, poderemos até ter dúvidas, mas qualquer que seja a situação, não devemos atropelar as palavras. Sabermo-nos expressar com clareza, dando “espaço” na conversa a quem nos ouve, também deve ser considerado. Não se deve ”bombardear” o interlocutor com excessiva informação, mas apenas a necessária para dar sempre oportunidade ao outro de também se expressar.

            A par da comunicação verbal existe a não verbal, nomeadamente, a postura do corpo – não se deve estar encolhido nem demasiado relaxado e descontraído, mas sim com uma postura direita e, preferencialmente, sem cruzar as pernas e os braços ou esconder as mãos. A cabeça deve estar ligeiramente inclinada, de forma a demonstrar que estamos atentos à informação que estamos a receber. Além disso, o espaço entre aquele que fala e o que ouve não deve ser demasiado longe nem perto, mas o suficientemente aceitável. Obviamente que quando estamos com pessoas mais próximas, a proximidade é maior mas mesmo nessas situações, não falamos com o “nariz colado” nos outros, há sempre uma distância a ser considerada.

            Uma outra regra na arte de bem nos sabermos expressar é não gesticular de forma muito repentina ou rápida, pois, mais uma vez, inclinamo-nos para o risco de assustar quem nos ouve. Os gestos são um complemento da expressão verbal assim como o olhar. Devemos olhar nos olhos do receptor, mas com pequenos desvios no olhar, não fixando a pessoa. Comunicar com alguém que desvia ou que perde constantemente o olhar em outros focos, demonstra falta de atenção e de interesse. Pequenos gestos ou um só gesto é revelador ao ponto de prescindir qualquer palavra. Diz-se que os olhos são o espelho da alma, assim, quem olha nos olhos dos outros está com atenção, demonstra que não tem medo nem que se esconde algo.

            Por fim e não menos importante, é saber dizer e como dizer o que queremos transmitir, isto é, devemos sempre saber dizer para que não se firam susceptibilidades, nem se agrida a dignidade do outro. O uso de variadas ferramentas linguísticas, tais como os recursos estilísticos, verbos, adjectivos ou advérbios dá maior ou menor relevância ao que se quer dizer, quando, como, onde e com quem se quer dizer.

            Em suma, na dança da comunicação, na linguagem entre o emissor e o receptor, seja com os sons, os gestos ou os olhos, o importante é fazer chegar ao outro a informação de forma harmoniosa, lúcida e clarividente. Comunicar é socializar, ser-se assertivo (conjunto de atitudes e comportamentos que permitem ao indivíduo afirmar-se social e profissionalmente sem violar os direitos dos demais) e é compreender o que os outros querem dizer com o que dizem.

 

Diog0 Costa Leal & Ciana. 2009

[Trabalho efectuado para a cadeira de Técnicas de expressão verbal]

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s